Sugestão de hoje!!!

Sugestão de hoje!!!
Livro que trata do menor abandonado e de sua luta pela sobrevivência.

sábado, 23 de fevereiro de 2013


Questões

TEXTO I
O problema ecológico
            Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é o grau de destruição dos recursos naturais. Essas são palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores fundamentais da existência. O que chamamos orgulhosamente de civilização nada mais é do que uma agressão às coisas naturais. A grosso modo, a tal civilização significa a devastação das florestas, a poluição dos rios, o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso não passa de uma degradação deliberada e sistemática que o homem vem promovendo há muito tempo, uma autêntica guerra contra a natureza.
Afrânio Primo. Jornal da Manhã (adaptado).

1.
 Segundo o Texto I, o cientista americano está preocupado com:
a) a vida neste planeta.
b) a qualidade do espaço aéreo.
c) o que pensam os extraterrestres.
d) o seu prestígio no mundo.
e) os seres de outro planeta.

2.
 Para o autor, a humanidade:
a) demonstra ser muito inteligente.
b) ouve as palavras do cientista.
c) age contra sua própria existência.
d) preserva os recursos naturais.
e) valoriza a existência sadia.

3. Da maneira como o assunto é tratado no Texto I, é correto afirmar que o meio ambiente está degradado porque:
a) a destruição é inevitável.
b) a civilização o está destruindo.
c) a humanidade preserva sua existência.
d) as guerras são o principal agente da destruição.
e) os recursos para mantê-lo não são suficientes.

4. A afirmação: “Essas são palavras de um renomado cientista americano.” (l. 4 - 5) quer dizer que o cientista é:
a) inimigo.
b) velho.
c) estranho.
d) famoso.
e) desconhecido.

5. Assinale o item em que todas as palavras são acentuadas pela mesma regra de: também, incrível e caráter.
a) alguém, inverossímil, tórax
b) hífen, ninguém, possível
c) têm, anéis, éter
d) há, impossível, crítico
e) pólen, magnólias, nós

6. (IBGE) Assinale a opção cuja palavra não deve ser acentuada:
a) Todo ensino deveria ser gratuito.
b) Não ves que eu não tenho tempo?
c) É difícil lidar com pessoas sem carater.
d) Saberias dizer o conteudo da carta?

7. (UF-PR - ACENTUAÇÃO) Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados por serem oxítonos:
a) paletó, avô, pajé, café, jiló
b) parabéns, vêm, hífen, saí, oásis
c) você, capilé, Paraná, lápis, régua
d) amém, amável, filó, porém, além
e) caí, aí, ímã, ipê, abricó

8. (BB) Não leva acento:
a) atrai-la
b) supo-la
c) conduzi-la
d) vende-la
e) revista-la

9. (BB) Noite:
a) hiato
b) ditongo
c) tritongo
d) dígrafo
e) encontro consonantal


10. Acentue as formas verbais, se necessário:
a) Zagalo mantem o mesmo time para o jogo de domingo.
b) Polícia intervem na greve dos metalúrgicos.
c) Aposentados mantem a esperança no reajuste.
d) Policiais detem três suspeitos de assalto a banco.

11. Complete as frases com por que, por quê?, porque ou porquê.
a) Se assim o faz, poderá dizer o__________________?
b) Calmo é o lago_____________________navegamos.
c) ____________________não disseste a verdade?
d) Não fui à festa_______________devo estudar muito.
e) Todos ansiavam_______________o dia amanhecesse.
f) Nada foi resolvido, __________________________?
g) Ora! ______________________poucos alunos leem?
h) Diga-me____________________motivo não vieste.
i) Não me interessa o motivo__________________você deixou de comparecer.
j) Quero o livro_______________________pertence.
l) Alguém poderia explicar-me _________________não há reunião hoje?
m) ____________________o homem vive em constante angústia?
n) Foi difícil compreender o__________________de sua atitude inesperada.
o) Os motoristas estavam desesperados _____________ fora anunciado para os próximos dias novo aumento do preço do óleo diesel.
p) De repente, todos se calaram___________________?

12. Construa frases com as palavras de cada item.
a) sábia/ sabia/ sabiá: _______________________________________________________________________________________________________________________________________
b) pode/pôde: _______________________________________________________________________________________________________________________________________
c) pôr/ por: _______________________________________________________________________________________________________________________________________

13. (EPCAR - ACENTUAÇÃO) Assinale a série em que todos os vocábulos devem receber acento gráfico:
a) Troia, item, Venus
b) hifen, estrategia, albuns
c) apoio (subst.), reune, faisca
d) nivel, orgão, tupi
e) pode (pret. perf.), obte-las, tabu

14. (BB) Opção correta:
a) eclípse
b) juíz
c) agôsto
d) saída
e) intúito

15. (BB) "Alem do trem, voces tem onibus, taxis e aviões".
a) 5 acentos
b) 4 acentos
c) 3 acentos
d) 2 acentos
e) 1 acento

16. (BB) Leva acento:
a) pêso
b) pôde
c) êste
d) tôda
e) cêdo



2 comentários:

  1. GABARITO:
    1.A, 2.C, 3.B, 4.D, 5.A, 6.A, 7.A, 8.C, 9.B, 10.a) mantém, b) intervém, c) mantêm, d) detêm, 11.a)porquê, b)por que, c)por que, d) porque, e) porque, f) por quê, g) por que, h)por que, i)por que, j) porque, l)por que, m)por que, n) porquê, o)porque, p)por quê, 12. A sábia moça sabia sobre o sabiá.Ontem ele não pôde vir, mas hoje ele pode. Vou pôr o carro na garagem por você. 13.B, 14.D, 15.A, 16.B

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  2. Amei os textos, Obrigado por compartilhar conosco.

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