Sugestão de hoje!!!

Sugestão de hoje!!!
Livro que trata do menor abandonado e de sua luta pela sobrevivência.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Em vez de ou ao invés de???

Essa é uma dúvida e tanto, né? Na prática, a maioria das pessoas acham que estes termos são equivalentes de tão parecidos. Mas, não é bem assim...
O dicionário Silveira Bueno diz que "invés" significa "lado oposto, avesso"; e que "ao invés de" equivale a "ao contrário", "ao revés." O que fica fácil deduzir que este termo expressa o contrário de algo e só pode ser usado quando se quer indicar contrariedade, uma ideia de oposição. Como no exemplo: "Esperávamos uma cheia, ao invés disso veio a seca." Cheia e seca são palavras que, no contexto, expressam ideias opostas; por esse motivo a expressão "ao invés de" é totalmente cabível.
Mas e se tratando do "em vez de"?
Esse termo significa apenas "em lugar de", sendo usado em frases do tipo: "Achei melhor ficar em casa em vez de ir ao cinema". Ou também pode ser utilizado em orações que expressam oposição.
Resumindo:Pode-se usar "em vez de" com a ideia de oposição ou sem ela, contudo só se usa "ao invés de" para ideias rigorosamente opostas. Ex.: "O time precisava atacar e vencer ao invés disso (em vez disso) ficou na defensiva e perdeu."

Nenhum comentário:

Postar um comentário